Leonardo Marques é um músico e produtor prolífico. Além de integrar o Transmissor (um dos principais representantes da música independente feita em Minas nos últimos anos), é um dos criadores do selo belga-mineiro La Femme Qui Roule, mantém o estúdio Ilha do Corvo e possui uma carreira solo na qual mescla a tradição melódica da música mineira com o indie e o folk lo-fi contemporâneos. Isso, sem contar o histórico como guitarrista do Diesel (posteriormente chamado Udora), uma das principais bandas de rock alternativo que já existiram no Brasil. Também é colaborador da banda baiana Maglore, com a qual se apresentou em festivais como o Lollapalooza e produziu o elogiado disco III, presente em diversas de listas de melhores do ano em 2015.
Curvas, Lados, Linhas Tortas, Sujas e Discretas é seu segundo disco solo, lançado em fevereiro de 2015, sucessor do elogiado Dia e noite no mesmo céu, de 2012. Assim como no disco anterior, Leo executou todos os instrumentos, exceto a bateria (à cargo de seu companheiro de Transmissor, Pedro Handam).
A ponte Minas / Los Angeles é conceitual e geográfica. Além de se deslocar entre os dois locais por anos, musicalmente o trabalho de Leonardo Marques é fruto da mistura da sensibilidade indie folk de Elliot Smith e daquele romantismo melancólico característico de Milton Nascimento, Lô Borges e seu Clube da Esquina. Os timbres e o amor pelos processos analógicos dialogam com a psicodelia sessentista e o pop retrô, fazendo com que suas curvas e linhas tortas se transformem em uma viagem que distorce o tempo e absorve o ouvinte.
– Turnê no Japão “É por ter a capacidade de viajar livremente em nosso imaginário mais íntimo que Leonardo Marques estréia com um trabalho já considerado por muitos como um dos melhores do ano.”
– Festival Pequenas Sessões @ BH/MG
– Conexão Vivo @ BH/MG
– Abertura do lançamento do disco “Júpiter”, do Silva @ BH/MG
– Festival La Femme Qui Roule @ Galpão Cine Horto – BH/MG
– Granfinos (com Jair Naves) @ BH/MG
– Sesc Palladium @ BH/MG
JARDIM DA MPB
“jogo de ping-pong musical entre Belo Horizonte e Los Angeles rende um álbum emocional que ainda destaca um belo trabalho gráfico”
SCREAM & YELL
“melhores músicas de 2012”
ROCK IN PRESS
Cidade de origem: Belo Horizonte / MG
Contato: contato@quente.org.br